segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Alongamento: antes ou depois do treino? Descubra a maneira correta!


Você se prepara antes dos treinos? Como faz isso? Todos que frequentam academia fazem exercícios de alongamento antes do treino, mas será que isto é correto? Será que ele traz efeitos positivos para os seus músculos? Vamos juntos descobrir!

O alongamento previne lesões?

Muitas pessoas acreditam que o alongamento antes dos treinos previnem lesões, mas não existe nada comprovado em relação a isso.

Para isso, entenda o que acontece com seus músculos:

O alongamento nada mais é do que um exercício que visa dar elasticidade e aumentar a amplitude do movimento muscular.  Portanto, ao se alongar, você força o músculo a esticar suas fibras e a se adaptar a esta condição.

O que muitos não sabem, é que esta ação causa stress no músculo, portanto ao combinar o alongamento com a atividade do seu treino, seja aeróbico ou hipertrofia, você está intensificando ainda mais o stress muscular, que pode levar à lesões.

O alongamento então, seja antes ou depois do treino, não contribui em nada para prevenir lesões. Ainda, ele pode até ser vilão em alguns casos.  Em suma, o alongamento não é proibido, mas deve ser leve. Deve-se evitar alongamentos intensos associados a outras atividades.

Quando devo me alongar?

Em primeiro lugar, é necessário afirmar que o alongamento não é prejudicial. Ele traz benefícios para o seu corpo, desde que praticado no momento certo.

Desta forma, você deve programar suas sessões de alongamento em períodos distantes do seu treino, ou então em dias alternados. Mas lembre-se: é muito importante alongar-se!

As sessões de alongamentos isolados levam a adaptações musculares com maior elasticidade e amplitude articular, isto é uma ótima estratégia para quem é adepto a exercícios físicos.

Isto porque, se você realizar alongamentos frequentemente, em horários distantes do seu treino, seu corpo ganha elasticidade e amplitude de movimentos. Estes benefícios podem contribuir para que você tenha mais segurança na hora do treino e não se lesione.

Concluindo...

Agora que você entendeu tudo sobre o assunto, não tem mais erros. Basta aliar-se a um bom treino tanto de alongamento quanto de exercícios e uma ótima dieta para complementar.

Aliás, se você quiser aproveitar ao máximo os benefícios dos exercícios de alongamento, que tal conhecer o nosso método Vejany de Emagrecimento? Tudo que você precisa, está ali!