sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Quais os benefícios do Low Carb?



A dieta Low Carb propõe exatamente o que diz seu nome: reduzir o carboidrato das refeições diárias. Mas, será que isto é possível? Qual a melhor maneira de fazer? Neste artigo, vamos te apresentar os benefícios da dieta Low Carb, e como fazê-la da melhor forma. Acompanhe!

O que é Low Carb?

A dieta low carb propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. A orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato.

Entretanto, nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido em um dia.

Além disso, este método defende que seja priorizado o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico. Ou seja, aqueles cuja glicose é absorvida em uma velocidade mais lenta. Consequentemente, a regra geral é que o plano alimentar diário deve ter a proteína como nutriente principal. Entenderam?

Alimentos permitidos e proibidos na low carb:

Depois de entender o funcionamento da low carb, é necessário descobrirmos melhor sobre a alimentação, e o que pode ou não ser ingerido. Vejamos abaixo, tudo sobre uma melhor alimentação 

Low Carb:

Alimentos permitidos

- Proteínas como: carnes variadas, como de vaca, porco e galinha; todo tipo de peixe e frutos do mar;

- Ovos;

- Oleaginosas como nozes e sementes, como a de abóbora e girassol;

- Laticínios como queijo, manteiga, creme de leite e iogurte,
- Gorduras boas e óleos saudáveis, como óleo de coco, manteiga, azeite de oliva e óleo de peixe podem ser ingeridos.

Alimentos proibidos

- Alimentos que contêm açúcar refinado encontrado em produtos como refrigerantes, sorvete e bolos;

- Grãos fontes de glúten, como trigo, centeio e cevada;

- Alimentos ricos em gordura trans;

- Produtos light, pois pois costumam ser ricos em carboidratos;

- Alimentos industrializados e processados.

Benefícios da dieta Low Carb ao corpo

Coma dieta Low Carb, não é apenas enxergue a mudança na silhueta, mas também em todo o corpo e na saúde. Existem inúmeros pontos positivos nesta dieta, veja abaixo os principais deles:

#1 - Mais saciedade

Quando a pessoa corta quantidades significativas de carboidratos, é normal que consuma mais gorduras boas e proteínas.

Desta forma, a sensação de fome fica reduzida, fator que contribui diretamente na perda de peso. Ou seja, sem fome!

#2 - Diminui os níveis de triglicerídeos

Basicamente, os triglicerídeos são moléculas de gordura e o nível deles no sangue indicam o risco de doenças cardíacas. Um dos principais causadores do aumento dessa substância é o consumo exagerado de carboidratos, principalmente na forma de frutose.

Ou seja, ao aderir à low carb, é normal notar a redução dos índices de triglicerídeos, favorecendo a saúde do coração.

#3 - Melhora o colesterol

O colesterol é uma gordura que se encontra ligada a proteínas e que está presente na corrente sanguínea, atuando na cicatrização e em reservas energéticas, formando uma camada gordurosa.

Dessas proteínas, as mais famosas são a LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom). Entretanto precisamos ressaltar que uma das principais fontes de energia do corpo são os carboidratos.

Não corte-os da sua alimentação diária se não houver uma forma de substiuí-los ok? Sendo assim, agora que você compreendeu como funciona a Low Carb e quais são os benefícios da mesma, que tal ir ás compras e começar agora mesmo a sua?

Conte para nós como está sendo o início e vamos trocar experiências positivas, rumo a um corpo saudável!